Artrose do Quadril

Para que uma articulação consiga funcionar de maneira adequada, deve existir uma espessa camada de cartilagem revestindo os dois ossos que se articulam entre si (no caso do quadril, a cabeça do fêmur e o acetábulo). A artrose nada mais é do que o processo de degeneração que acomete essa cartilagem de revestimento articular. Essa degeneração além de levar a um desgaste/afilamento da cartilagem que dificulta o funcionamento mecânico adequado do quadril, pode desencadear um processo inflamatório que irrita a membrana que reveste essa articulação.

Tudo isso provoca progressivamente um quadro de dor e limitação do movimento normal do quadril afetado. Em casos avançados o paciente apresenta dificuldades para realizar atividades simples do dia a dia como cortar as unhas do pé, vestir meias e sapatos, sentar em cadeira baixas, caminhar por distâncias variáveis, etc.

A artrose pode ocorrer sem causa aparentes (chamada de idiopática), que normalmente acomete indivíduos mais idosos, ou ser secundária a alguma doença prévia do quadril, como doenças congênitas (displasia do desenvolvimento do quadril, coxa vara congênita), doenças da infância (epifisiolistese/escorregamento epifisário, doença de Legg-Calvé-Perthes), traumas da região do quadril (fraturas do acetábulo, colo e cabeça femoral) ou secundário à osteonecrose da cabeça femoral.

O tratamento inicial da artrose do quadril consiste em adequação das atividades da vida diária, fisioterapia para fortalecimento da musculatura e treino proprioceptivo, analgésicos nos períodos de crise e eventualmente retirada parcial da carga do membro afetado (que pode ser realizado com bengalas ou muletas). Nos casos mais avançados, nos quais a dor é muito importante e limitante, a cirurgia de prótese total do quadril é o tratamento de escolha.

O tratamento deve ser sempre personalizado para cada paciente e decidido após avaliação clínica  detalhada por um especialista em quadril.

Duvidas sobre este assunto? entre em contato conosco e ficaremos satisfeitos em ajudar.

WhatsApp